segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Jazz.. para os amantes de boa música!!!

Não me levem a mal todos aqueles admiradores de músicas modernas e vazias, eu tbm danço lady gaga e afins, mas tem hora pra tudo.. Hj eu venho mostrar um lado do mundo musical que me faz flutuar no mais profundo e literal sentido da palavra!!
Jazz..
Pra quem não sabe ou nunca procurou saber (meu caso) o jazz é um estilo musical bem difícil de ser definido.. a origem é bem incerta, a composição do som em si não tem um padrão, contudo podemos reconhecer sempre que toca por aí!

Quando falo por aí, me prendo mesmo a novelas e filmes com um grau de romance elevadíssimo, porque se for esperar pra ouvir em rádio é melhor desistir (a não ser que vc escute aqueles programas tipo "momentos de amor" ou "by night"- né Anália... hehehehe)..
Minha ideia de falar sob
re jazz veio de repente qndo eu e rah (minha irmã) sentamos pra comer alguma coisa num shopping ali um dia desses de manhã.. começou tocar uma música lenta, linda, q eu e ela reconhecemos na hora. Nada menos que Smile, cantado por uma voz feminina num tom apaixonante que a gente ficou ali escutando e relembrando momentos de infância.. É, infância sim pq (creio eu) todas as mulheres da minha geração assistiram "Meu primeiro amor" né?! O fato é que esse filme tem uma continuação e nela Veida (a protagonista lá) vê e escuta sua mãe cantando Smile.. linda voz, e já sabe né?! Essas coisas ficam na memória da gente!!!
No meu caso, ao parar pra ouvir um pouco mais desse estilo antes de vir aqui escreve
r, não consegui pensar em mais nada que não fosse a cinderela dançando com o príncipe encantado.. ai ai.. quem dera fosse fácil assim (pausa p/ sonhar acordada)! Entãooo, mesmo não entendendo bem o assunto me dou o direito de dar umas dicas de músicas lindas que amaciam o ego e agradam aos ouvidos.. quem achar que vale a pena, apenas ouça e se dê o direito de sonhar um pouquinho tbm..
  1. The way you look tonight - Rod Stewart: Já adianto logo.. essa é a música!!! Pra mim, é perfeita. A voz, a melodia, a letra, tudo parece q foi feito sob medida pra encantar.. Vai ser a trilha da minha primeira dança qndo eu casar (hehehehe.. agora só falta um detalhe: o noivo!); Rod Stewart por si só é capaz de fazer até o rebolation parecer uma valsa apaixonante!! Todas as músicas com essa voz valem a pena..
  2. Smile / Unforgetable - Nat King Cole: Impossível escolher só uma, optei por essas duas, mas toooooooodas as músicas dele que eu escutei são maravilhas em forma de som!! Remetem aos contos de fadas da Disney, virei fã!
  3. Nothing is gonna change my love for you - George Benson: A primeira vez que ouvi essa música foi cantada pelas meninas do SNZ.. tá, eu até achava bonita, mas a versão original é... fabulosa (por falta de um adjetivo mais marcante)!!
  4. Killing me Softly - Frank Sinatra: Todos os aspirantes a cantores já cantaram essa música em algum barzinho, praça, no programa ídolos.. e todos já ouviram falar de Frank Sinatra, mas já pararam pra ouvi-lo? PAREM agora, ouçam, e façam uma viagem ao fantástico mundo das belas melodias!!
  5. And I love her - John Pizzarelli: O que dizer? Apenas ouça.. e viaje! (no bom sentido.. =P)
No cenário atual tbm existem ótimos cantores.. Já ouviu Norah Jones? Claro que já.. aquelas músicas mais lindas das novelas da globo são dela.. juuuuro! Outros que andam iluminando o mundo da música de hoje são Michael Bublé (suuuuuuper indicado, até pensei que fosse algum cantor antigo, tem uns sons mais divertidos intercalados com toques clássicos) e também a Diana Krall.. duvido que alguém nunca tenha ouvido falar dela, pois vá lá e ouça.. a voz é simplesmente sensacional!!
Outro que eu descobri ser cantor e admirador desse mundo jazz-blues-soul é Harry Connick Jr. Se vc lembrou daquele ator charmoso que era casado com Grace no seriado Will and Grace está certíssimo, mas sabe né?! ator de primeiro mundo é diferente, é cantor, é músico, é apreciador de arte.. ele é um exemplo claro disso.. super indico o mesmo!! Músicas interpretadas com classe!!

Já pra quem gosta de ouvir, temos aqueles que fazem o instrumental parecer f
ácil e aqui o nome do homem é Kenny G. (pra mim óbvio, não quero desmerecer ninguém, é questão de afeição por ele).. sim pessoas vcs com certeza devem conhecer. Um certo homem com cabelos compridos, claros e cacheados que costumava aparecer nos comerciais da som livre com um sax!!Refrescou a memória? Dá uma olhadinha na foto... É ele!!! Mamãe diz que já ouviu mto e q me colocava pra dormir ao som do mesmo; deve ser por isso que restou algo de admiradora no meu subconsciente! Outro que eu indico é David Sanborn, não deixa barato não, viu?!

As letras são um caso a parte.. cheias de sentimento, emocionantes e fascinantes. Como é que essas pessoas conseguem escrever exatamente o que queremos ouvir? Eis um grande mistério, só sei que são poderosas, portanto se queres conquistar alguma mulher (acho que falo por todas qndo digo..) dá uma lidinha nas clássicas, ok? Não conta como plágio se vc se esforçar e for criativo..

Por fim eu insisto.. saia da rotina, mude, experimente... faz bem!! Mas como dizem nossos antepassados: gosto é igual a ROSTO, cada um tem o seu! Não cabe a mim mudar o seu, mas as boas coisas da vida devem ser compartilhadas e música é
minha paixão quer seja um solo de guitarra, uma batida eletrônica, o toque do violão, ou uma voz rouca.. portanto, aprecie sem moderação!!




bjo, bjo, bjo!!!


=D


ps: os cantores que citei nem sempre são os autores das músicas, só q achei mais bonitas na voz desses!!

2 comentários:

  1. Poxa adoro suas postagens sempre inteligentes, essa então...já que tocou no assunto,
    sou consumidor ativo de um gosto musical diferente fora da mídia e o jazz dispensa comentários, se vc se interessar por mais, tenhos musicas e dvds de alguns que vc citou, e tbm um documentário sobre jazz raríssimo. qualquer coisa...
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bellaaaaaaa ameio o post...
    ow tem música que eu escuto e só lembro de tu!!! Mais Nat King Cole e Michael Bublé são muito bons... adorei!!

    ResponderExcluir