segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Disparidade..

 
Sabe do que sinto falta? De falar sério..

Passei um tempo alimentando os posts com roupas e afins, mas não foi por falta de vontade ou interesse. Na verdade, preferi não criticar, não reclamar, não denegrir; principalmente nessa época política.. acho que poderia parecer direcionado a um ou outro em especial, poderia ser que eu descontasse minhas lembranças de momentos mais difíceis, descarregasse meus receios...

Mas hj é diferente.. ontem por acaso tava assistindo aquele canal Viva, que reprisa alguns programas da globo e tava passando o Caldeirão do Huck, mais especificamente o quadro Lar doce Lar que foi feito com a família dos boxeadores ganhadores de prata e bronze nas olimpíadas.. Esquiva e Yamagushi Falcão.
Gente.. td bem que eu imaginava que eles não vivessem lá mto bem, mas o que mostrou realmente me chocou. Eu contei 14 pessoas agora na minha cabeça que viviam sobre o mesmo teto.. não tinham um sofá, um armário ou sequer camas pra metade deles. Tinham um fogão dado por um dos medalhistas qndo pôde, o piso da casa dado pelo outro e um banheiro que conseguiram fazer a pouco tempo. Na geladeira, tinha meio pepino e mais nada!!
As bananeiras do quintal eram o lugar onde eles treinavam, mas o mais impressionante é que durante todo o tempo eles sorriam.. verdadeiramente! E eu me segurando pra não chorar.. 
Ouvir alguém falar de falta de comida sempre mexe cmg.. se a gente demora um pouco pra jantar já sente incômodo, imagina esperar o dia todo embaixo da ponte, na esperança de que seu pai vai chegar com um pedaço de qqr coisa que vc possa engolir. Imagina a dor de um pai, em ver seus filhos passando por uma dificuldade que está além da sua capacidade. 
E daí pior deve ser vc ir para uma olimpíada, lutar com garra, ganhar medalha, conhecer a presidente, ganhar prestígio, e voltar pra uma casa, aquela casa.. cheia de gente e vazia de suprimentos.. Estar um dia dormindo em uma cama de hotel, e no outro dividindo um colchãozinho qualquer com duas pessoas..

O que é isso Brasil???
É injusto, desonesto, censurável, revoltante..

Enquanto isso um jogador nacional de futebol faz uma propaganda de um carro popular e ganha como pagamento um outro que vale dez vezes mais.. Ganha roupas, ganha comida, ganha fama, ganha patrocínio! Ganha sempre e muitas vezes sem fazer nada..
Nem falo em comparações.. é impossível numa disparidade dessas tentar comparar. Há quem diga que o futebol é diferente.. 
Bom, eu sei que todos dos lutadores do UFC vivem bem.. sei bem que uns, talvez desconhecidos, não esbanjam tanta riqueza.. mas duvido que vivam em situações precárias.. ou se vivem, a situação é ainda pior!
E pq isso não acontece com o boxe? Ah.. pq UFC é particular, tem dono, tem prestígio. E o que é do povão tem.. hum, nada!

Que estímulo é esse? Que uns esportes consagram, outros te deixam esquecido.. 
Na hora de encher a boca pra falar que é brasileiro aparece de tudo. Na hora de manter, capacitar, fortalecer.. tudo some!

É tão trágico que chega a ser cômico.. viver num mundo desses! Pior é que isso não acontece nos países de primeiro mundo. Lá se vc é atleta, vc vive disso, vc vive pra isso, vc é sustentado.. Aqui, vc sustenta o esporte..

E se fosse só o esporte hein? Seria um alívio..
A gente podia usar a desculpa que esporte é diversão, e que os recursos estão indo pra outras áreas mais necessitadas e tal. Babaquice..

Minha esperança já nem sei.. rezo pra que um dia, e que esteja próximo, novas caras apareçam, novas pessoas se arrisquem, novo sistema seja instalado..
Eu gosto de teto pra que tem frio, comida pra quem tem fome, trabalho pra quem tem garra, dinheiro pra quem tem merecimento. 
Eu não gosto de gente política, eu gosto de gente com coração e com sentimentos. Mas do jeito que tá..

Quem sabe um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário