terça-feira, 5 de março de 2013

Para ler: As Vantagens de ser invisível!

Oi gente.. bateu a vontade de ler? Mas e o tempo livre? E a coragem? Hum...
Tenho uma dica, pra quem procura um bom livro, bem fininho, de leitura agradável.


As vantagens de ser invisível conta, através de cartas, a história de um jovem estranho peculiar durantes o seu primeiro ano letivo no "Ensino Médio". Como naquele filme As Confissões de Schmidt, tudo é uma narrativa, só que as cartas são endereçadas a alguém que ele não identifica e sem endereço de remetente para uma possível resposta. 
Isolado, solitário, Charlie tem um modo único de ver a vida; se apega a detalhes muitas vezes insignificantes para nós. Um gesto, uma palavra.. O ano muda quando, aconselhado pelo seu professor de inglês avançado, decide se esforçar e "participar" do mundo ao seu redor.
Na verdade, a leitura não é simples, nem fácil, o entendimento não pode ser superficial, o modo como a narrativa corre é analítico, profundo e por falta de uma palavra que melhor a descreva, psicológico. Tem uma semelhança com aqueles paradidáticos de escola porque inclui temas como sexo, drogas, homossexualismo, estupro.. mas a semelhança para por aí. Diferente daqueles, não existem lições cansativas para não se envolver com tudo isso; ao contrário, a demonstração de envolvimento ora inocente, ora consentido é o principal aprendizado demonstrado.
A questão da invisibilidade me conquista.. Nada mais é que  a falta de um escudo para o mundo, de pudores, de preconceito. É, no fundo, apenas uma história de amor, amizade, valores, luta interior, e o reflexo de tudo isso nas atitudes corriqueiras do dia-a-dia de um jovem inocente, tímido, verdadeiro, puro.
A leitura flui, é um livro pra ler em dois, três dias.. É bem filosófico, mas bem real.. sedutor. E te ensina a se sentir infinito. Eu achei isso o máximo! Infinito.. realmente a palavra certa pra escrever certos momentos singulares da vida.

Como vale a pena!!

Sobre o filme.. conto depois quando eu tiver um tempinho pra ver.. 

beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário