quarta-feira, 5 de junho de 2013

Para ler: Trilogia Millennium


 Boa noiteeee,

Voltei com uma tag amada!!! 
Gente, esse foi com toda a certeza do mundo o investimento literário do ano!!! kkkk..
Não to falando em relação ao preço, mas ao conteúdo.
Adoro ler, estou sempre com algum livro inacabado, as vezes até leio dois ao mesmo tempo (alokaaa..), mas geralmente isso só acontece quando o primeiro livro é muito complexo ou tá ficando meio monótono e algum outro se torna um vício..
Mas o fato é que gosto de acabar uma coisa pra não perder o fio da meada. Se bem que ainda não consegui terminar todos os livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo (vulgo Game of Thrones), mas nesse caso é pq é muito detalhe e eu gosto de ter cuidado pra assimilar aqueles milhares de personagens..

Voltando ao assunto.. Eu prefiro livros de ficção.. na sua maioria com um toque policial, um assassinato, um sequestro, um roubo catastrófico, perseguições e afins.
Vi o primeiro filme da trilogia no ano passado (a versão americana, pq tbm existe a sueca que pretendo ver logo..) e achei muito inteligente e impressionante. Daí minha tia falou que os livros eram ótimos e eu não tinha noção de que existia uma trilogia, até porque achei o filme bem finalizado, não vi como poderia haver alguma continuação.

Então decidi comprar.. paguei R$69,90 + frete no box pelo submarino e na leitura vi o mesmo por R$98,00, por isso adoro comprar na internet.

Chegou rapidinho e tentei parar tudo para começar a ler.. Dei uma olhada e já comecei me deparando com uma história muito louca. O autor, Stieg Larsson logo após entregar os livros, morreu vítima de um ataque cardíaco.. =( 
Triste porque esses livros já venderam literalmente milhões de cópias e esse homem é muito inteligente, consegue falar sobre diversos temas como: Ética, Manipulação, Preconceitos, Machismo, Psicose, Política, Sexo, Violência Sexual, Abuso Infantil, Traumas Juvenis, Amor, Crítica.

"Os Homens que não amavam as Mulheres" 
Fantástico. Confesso que foi o livro que demorei mais para ler, cerca de duas semanas. Isso porque eu já tinha assistido o filme então já sabia mais ou menos do desenrolar da história. Apesar de ser muito fiel, o livro (como todos os que eu já vi, sem nenhuma excessão!!!) é bem melhor. Muito bem escrito, não tem essas viagens de novela na hora de desvendar crimes e tal, as soluções são bem reais e os personagens apaixonantes.
Mikael Blonkvist é um jornalista sensato, charmoso, inteligente bastante racional. É tbm bem galinha, mas até isso se passa tão tranquilamente que só depois vc raciocina como sua vida sexual é bem atribulada em meio a crimes. Mas a emoção fica por conta de Lisbeth Salander, uma jovem problemática, simplesmente complicada, impessoal, estranha, anti-social, mas completamente tentadora. É difícil não querer entender seus motivos, seus mistérios, seus planos, suas vontades, suas ações. É minha preferida!
To copiando a sinopse aqui porque se eu for narrar o post não tem fim (já deu pra reparar que eu não sou sucinta!!)  

Sinopse: Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada, e que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados, ele percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet.  

"A menina que brincava com fogo"
Li em três dias, é simplesmente viciante. Isso porque eu me apeguei bastante a Lisbeth e esse sim é o livro dedicado ao seu passado, aos seus mistérios. Como não há tanta ação como no primeiro livro, a gente fica tentada a passar logo as páginas e chegar nos finalmente!! kkk.. 
Não entendam mal, essas páginas não são nada chatas, na verdade, é tudo muito astuto e narrado nos mínimos detalhes. Mas eu prefiro os tiros, matanças, lutas e mortes do que os inquéritos policiais, corrupção e injustiça. Esse segundo livro invoca discussões sociais e políticas muito fortes que perduram até o último livro.
Lisbeth Salander evolui muito no decorrer da história, e é ótimo acompanhar tudo. A personagem se torna mais acessível ao leitor.
Esse sim, termina no meio do caminho.. parece um filme de Senhor dos Anéis que de repente acaba. Aí dá logo vontade de começar o último e morrer de depressão sabendo que depois dele não tem mais nada. =P
  
Sinopse: Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados - um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis, e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados 

"A Rainha do castelo de Ar"
Acabei de terminar de ler. Sério, não faz nem meia hora. Ainda estou com a sensação de vazio pq sei que não tem mais nada depois disso.. hahaha
Continuando a saga da vida de Lisbeth, dessa vez as conspirações do governo devem ser desmascaradas e não dá mais pra fugir nem se esconder. Polícia secreta, investigadores particulares, hacker, muitos hackers.. A gente sabe que é possível invadir computadores, mas a astúcia faz com que tudo fique bem mais interessante. E, como eu já disse antes, é tudo bem detalhado e plausível, dá pra ter noção de como poderia ser real!
É racional e sensato e emocionante. Os personagens se tornam uma espécie de super-heróis desconstruídos!! Vc tem a sensação e que aquilo é o clímax do livro e de repente tem sempre uma surpresa! O que é aquilo no julgamento? Entrei em cena lendo em voz alta com a voz dos personagens.. kkkkk
O final é tudo que eu esperava e mais um pouco.. mas confesso que como eterna romântica só precisava mudar praticamente umas três frases na última página e deixar o resto na imaginação.. hehehe

Sinopse: Grande parte dos segredos é desvendada. Lisbeth Salander agora conta com excelentes aliados. O principal é Mikael Blomkvist, jornalista investigativo que já solucionou crimes escabrosos. No mesmo 'front', estão ainda Annika Giannini, irmã de Mikael, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria. Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.  

Expectativa mais que correspondida.

Indico pois é um das melhores séries de livros que já li. Quem gosta mesmo de ler, não pode deixar passar..

A minha caixa é a da primeira foto, preto com laranja! Só me arrependo de ter comprado a versão econômica, que como não tem aquelas abas na capa, já ficou meio surradinho.. =´(
Baixei a versão americana do filme e to tentando baixar as suecas também.. quem sabe um dia (se n demorar tanto pra sair o 2° e o 3° americanos..) eu faça uma comparação por aqui! Deixando claro que eu adorei Rooney Mara (feita para o papel) e Daniel Craig juntos! #fã

É isso, L-E-I-A-M!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário