quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Para ler: Inferno!

Ai que saudade que eu tava de ler Dan Brown!!!
Por onde começar?

Os livros de Dan Brown sempre foram bastante fascinantes para mim.. deve ser porque desperta aquela curiosidade sobre artes e aquela vontade de viajar e comprovar a existência de todas as obras citadas e se realmente elas interligam-se umas com as outras. 

Os primeiros livros do autor eu li em 2005 com aquela onda de O Código da Vinci e Anjos e Demônios, este ultimo sendo o melhor de todos os pontos de vista. 
Naquela época eu não percebia, mas hoje vejo que o autor gosta muito de prolongar as conversas, enfeitar as lembranças, ganhar tempo; claro que de um modo incomparável. É de se esperar quando a história de um livro inteiro em média com 448 páginas se passa em menos de um dia...
Confesso que não me empolguei muito quando comecei esse livro, talvez por ter achado o último - O Símbolo Perdido -  uma cagada ofensa aos nossos intelectos.. ele armou, armou, enfeitou e no fim o mais óbvio do óbvio aconteceu, tipo novela em que a gente prevê o assassino desde o primeiro capítulo e no fim acaba sendo ele mesmo. Não sei se foi pelo fato de a história se passar nos EUA, ou seja, não desperta aquela aura de riqueza artística típica da Europa...

Em Inferno fiz as pazes com o autor. A história é mais simples, curta, mas faz referência a várias obras que me deixaram impressionada. Por exemplo, eu não tinha a menor noção que Dante Alighieri era tão fascinante, que tinha essa capacidade tão gigantesca de inspirar artistas e pessoas comuns.. 
Sério mesmo, tenho até vontade de ler A Divina Comédia, mas já dei uma olhada e não sou muito boa com interpretação de intertextos poéticos tão ricos...

Além disso, a problemática central do livro é bastante polêmica. Uma espécie de aviso, alerta de que estamos caminhando talvez para uma involução da espécie.. Recursos naturais são finitos, a geração futura está fadada a enfrentar catástrofes, a ciência por si só não é suficiente sem a consciência...

Traje dos médicos na época da Peste Negra
Não quero contar o fim, mas Dan Brown tem aquela característica que eu (eterna românica) aprecio; os finais são sempre felizes.. kkkkkk

Geralmente tudo acaba bem, com um espaço para a imaginação agir e para cada um entender como preferir!
Achei que ele viajou legal na explicação da farsa, mas perdoei pela riqueza das viagens.. não seria ele se não tivesse uma dessas explicações malucas.

A pesquisa bibliográfica dele é muito rica e só por isso vale a pena dar uma folheada. São muitas menções, citações, curiosidades. Me apaixonei por Florença tbm!!

Separei algumas fotos que auxiliam demais na hora de ler, porque assim dá pra entender melhor!

Dante Alighieri por Sandro Botticelli / sua Máscara mortuária / Dante por Luca Signorelli


Corredor Vasari que liga O Palazzio Vecchio ao Jardim de Boboli
Jardim de Boboli e Palazzo Pitti

Palazzo Vecchio / Mural de Vasari (detalhe para as palavras Cerca Trova) / Mapa da Armênia (passagem secreta) / Salão dos Quinhentos / Mapa Mundi / Vista das obras do Salão dos Quinhentos

Mappa del inferno de Botticelli

 
Portões do Paraíso / Batistério de São João (vista de fora e mosaico do teto)

Piazza São Marcos em Veneza / Basílica de São Marcos / Cavalos de Bronze (reais e réplicas expostas)

Hagia Sofia (Basílica de santa Sofia) em vários ângulos, vista do interior / Túmulo de Enrico Dandolo

A Cisterna da Basílica na Turquia ou Yerebatan Sarayı (palácio afundado)


Eu poderia passar o dia nisso, mas são muitas imagens lindas!!!

Já quero o próximo!


2 comentários:

  1. São lindas mesmo, tenho muita vontade de visitar a Itália.
    =D

    ResponderExcluir
  2. A Europa por si só já enlouquece a gente né?! Mas tbm tenho uma vontade maior de conhecer a Itália...

    ;)

    ResponderExcluir