quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Para ler: O Herói Discreto - Mario Vargas Llosa



Boa tarde!!

Essa é a primeira vez que o "Para ler" não me empolgou muito! Mas não chega a ser um "Para não ler"!! kkkkkk

Bem.. esse eu comprei pela capa! Pra não perder o costume dei uma passadinha básica numa livraria e me deparei com um livro que de cara já pareceu interessante.. E a primeira frase do livro era "do ganhador do prêmio Nobel de literatura"; não deu pra passar despercebido, né!? Não comprei de cara mas fiquei com o nome na cabeça e numa viagem entrei numa livraria gigantesca e maravilhosa e, no fim, só tinha olhos para esse! 

Sinopse:

O herói discreto' é um romance de Vargas Llosa, que entrelaça histórias de crimes e intrigas, amores e reviravoltas. Felícito Yanaqué é o dono de uma empresa de transportes em Piura, no norte peruano. Um dia, antes de ir ao trabalho, se surpreende ao encontrar uma carta anônima, presa à porta de sua casa. Sua família e sua empresa serão protegidas, diz o texto, mediante um pagamento mensal. Como assinatura, uma sinistra aranha, atrás da qual se escondem os chantagistas. Mas ele é um homem que aprendeu com o pai a não se curvar a nada, e fará o possível para combater esse perigo invisível. A partir de então, mergulha numa rede de ameaças que irá colocar em risco não só seu trabalho, mas as pessoas que ama. Em paralelo, em Lima, Ismael Carrera, viúvo septuagenário dono de uma companhia de seguros, decide mudar completamente o rumo de sua vida. Sabendo que os filhos gananciosos querem apenas seu dinheiro, ele se casa secretamente com uma mulher bem mais jovem, que trabalhou como empregada na casa da família. Seus filhos, inconformados, farão de tudo para destruir a vida do pai. Felícito e Ismael terão de lutar, mas não estão sozinhos.

O livro nos conduz por duas histórias paralelas que em momento algum parecem ter conexão, a não ser na parte final, claro! Os dois protagonistas demonstram coragem e honra como principais características.

Foi o primeiro livro que li de Llosa, apesar de já ter ouvido falar dele diversas vezes. A trama se situa em Lima e Piura, cidades muito importantes em sua história pessoal e literária, para recuperar alguns de seus antigos e mais conhecidos personagens, como os protagonistas de Os Cadernos de Don Rigoberto e Lituma nos Andes. Como eu não li nenhum não pude ver a ligação e talvez por isso não me apeguei a nenhum personagem, achei que estes não mostraram tanta personalidade, praticamente poderiam ser substituídos por outros nomes sem que se sentisse perda na conexão das histórias. É como se os personagem apenas tivessem o mesmo nome em livros diferentes porque não há um retrospecto que evoque algum detalhe de uma história anterior.

Talvez para introduzir um elemento de mistério em um livro, porém muito rasteiro, Vargas Llosa inventa Edilberto Torres, que aparece com frequência ao filho de Rigoberto. Fica a duvida se é um habilidoso oportunista, um pedófilo, uma alma atormentada, um anjo da guarda ou o próprio diabo. Se apontam todas essas possibilidades, mas nenhuma se concretiza, e resta ao leitor ficar intrigado e com vontade de conhecer a solução do enigma. Isso me deixou irritada!! kkkk
Não gosto de suspense sem resposta.. como assim ngm resolve nada sobre isso???

Me pareceu mto uma novela mexicana.. Sim, aquelas com nomes compostos e Mabelita, Fonchito, Dom Rigoberto, Adelaida, Lucrécia! Sei lá.. o livro me levou para o passado, onde as pessoas eram mais formais e ensaiadas.

É difícil dizer isso de uma obra de qualquer premio Nobel, mas O Herói Discreto é prescindível. O leitor termina a última página e se dá conta que não ficará com uma impressão perdurável, que não vai levar muito tempo até que esquecer o livro.

Não sei.. não tenho muito o que falar sobre a história! Não é booooa, tbm não é ruim! Mas certamente não é o meu gênero. Achei que ia me deparar com um ótimo suspense, mas não senti nada. Li mto rápido com ânsia de chegar ao clímax da história, mas se existiu um, passou que eu nem vi!

De qqr jeito não desisti de Vargas Llosa. Vou tentar ler algum outro.. é impossível que alguém ganhe um Nobel e não me impressione! 

Um comentário:

  1. Oi dear, tudo bem?
    Sabe, eu não costumo comprar um livro por causa dos prêmios que ele ganhou ou do tanto de elogios que tem. Sei lá, acho que percebi que quando um livro tem muitos elogios é porque tem que ter algo pra chamar a atenção e a história nem é tanta coia assim. Tipo Harry Potter, um dos melhores livros do mundo e não precisa de elogios na capa ou dizer que ganhou prêmios :P
    Mas quando a esse livro, tbm não sei se eu gostaria, novela mexicana não faz muito meu estilo, rs
    Beijos!

    ResponderExcluir